Conhecimento Religioso

by Rafael // sexta-feira, julho 04, 2008

O conhecimento religioso ou teológico provém da crença em alguma divindade, sendo necessário o uso da fé, haja vista que os aceitantes, independente da racionalidade, depositam crédito às revelações feitas pelos deuses, considerando-as como verdades. Assim, com esse conhecimento revelado, os indivíduos conseguem encontrar uma apresentação das “respostas para questões que o homem não pode responder com os conhecimentos vulgar, científico ou filosófico”. (Galliano, 1979).

Fazendo uma análise sobre o conhecimento religioso, iremos discorrer sobre a sistematização de suas características, feita por Trujillo e explicitada e ratificada por Lakatos e Marconi, onde podemos obter uma melhor compreensão sobre o assunto. Assim, podemos entender tal conhecimento como valorativo, inspiracional, infalível, exato, sistemático e não-verificável. Todas estas características cooperam para que a postura e adesão da pessoas passem a ser um ato de fé. (Lakatos e Marconi, 2000)

Esse conhecimento é valorativo porque baseia-se em proposições sagradas, ou seja, possui uma ortodoxia e em muitos casos possuem escritos que se comportam como instrumento de fé, como a Torá, no judaísmo, a Bíblia (Novo e Antigo Testamento), no Cristianismo, Alcorão, para os Islâmicos etc. E o fato de ser valorativo nos faz subentender sua característica inspiracional, querendo assim dizer que sua validade existe pois partiu de uma revelação fora do natural, de origem divina.

Exatamente por todos estes motivos, tais verdades são tidas como exatas e não sujeitas a erros (infalíveis); o conhecimento é sistemático pois tenta identificar alguns sentidos no mundo(origem, significado, finalidade e destino) e a relação com o criador divino; e, finalmente, não são verificadas, pois depende exclusivamente da fé de cada pessoa. (Lakatos e Marconi, 2000).

Com isso, no conhecimento religioso, a presença de falhas ou erros não são admitidos, pois, caso contrário, a estrutura e sustentáculo das verdades, no âmbito da fé, seriam destruídas, contrariando todos aqueles princípios citados por Lakatos e Marconi. Havendo alguma falta nas diretrizes que conduzem à fé humana, o conhecimento deixaria de ser exato, passaria a ser falível, consequentemente as proposições sagradas passariam a ser questionadas (verificadas) e perderia sua qualidade inspiracional.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2000. p. 19-20.

GALLIANO, A. Guilherme. O Método Científico: Teoria e Prática. São Paulo: Harbra 1979. p. 19-20.

temos: 4 Comentários